Pós-graduação Fisioterapia em UTI Neonatal e Pediátrica

3

Apresentação

O Fisioterapeuta que trabalha na UTI necessita de uma especialização profissional destinada à assistência ao paciente crítico. Diante disto, a presença do fisioterapeuta na UTI virou uma recomendação da Anvisa (RDC). O trabalho do fisioterapeuta envolve conhecimento específico, diretamente ligado ao quadro clínico que a doença do paciente apresenta, que envolve aspectos funcionais cardiorrespiratórios e osteomioarticular.
Na atualidade, a presença do fisioterapeuta na Terapia Intensiva é indispensável na equipe multidisciplinar. Desta forma, podemos afirmar que a terapia intensiva é uma das áreas mais promissoras da fisioterapia em relação ao mercado de trabalho e reconhecimento profissional.

Objetivos

Objetivo Geral
Capacitar, atualizar e aperfeiçoar fisioterapeutas nos aspectos teóricos e práticos da UTI Neopediátrica.

Objetivos Específicos
– Rever e aprofundar os conhecimentos anátomo-fisiológicos e fisiopatológicos do sistema cardiorrespiratório, neurológico e osteomioarticular da criança;
– Promover o conhecimento referente ao diagnóstico clínico, baseado na avaliação e nos exames laboratoriais e de imagem na terapia intensiva;
– Aperfeiçoar os fundamentos do suporte ventilatório mecânico invasivo e não invasivo, enfatizando a sua aplicabilidade diária;
– Capacitar o aluno para avaliar, elaborar e implementar programas fisioterapêuticos desde a biomecânica ventilatória, incluindo a ventilação mecânica, até o desenvolvimento motor e;
– Desenvolver o senso crítico nas diversas intervenções da fisioterapia na UTI.

Data de Início

11/11/2019 (turma confirmada) – A partir da entrega da documentação e pagamento, o acesso será liberado em até 72 horas após o início do curso.

Público-alvo

Portadores de Diplomas de Graduação em Fisioterapia.

Local

Campus Virtual

Carga Horária

490 h

Investimento

Matrícula: R$ 120,00
Mensalidades: 18 x R$ 435,00

Dia e Horário

A distância – Ingresso contínuo

DADOS PESSOAIS

ENDEREÇO

DADOS DA GRADUAÇÃO

Conteúdo Programático

MORFOGÊNESE E FISIOLOGIA NEONATAL E PEDIÁTRICA.SEMIOLOGIA, AVALIAÇÃO E MONITORIZAÇÃO NEOPEDIÁTRICA – 35h
  • Ementa: Visa possibilitar a compreensão das bases anatômo-fisiológicas do aparelho cardiorrespiratório e neurológico da criança. Fixação do conceito, função, partes constituintes e a importância dos sistemas cardiovascular e respiratório, interagindo-os de modo que se construa uma habilidade de raciocínio interativo entre os mesmos. Percepção das funções dos sistemas: nervoso central, inclusive autônomo e nervoso periférico, correlacionando-os com os sistemas cardiovascular e respiratório. Diferenciar a fisiologia intra-uterina, neonatal, na criança e no adulto. Permitir a compreensão das bases semiológicas e de monitorização, bem como dos métodos de tratamento fisioterapêutico das principais afecções cardiorrespiratórias, cirúrgicas e não cirúrgicas em neopediatria. Além disso, será abordado a avaliação sobre os aspectos cardiorrespiratórios, neurológicos e osteomioarticulares.
FISIOPATOLOGIA NEONATAL E PEDIÁTRICA IMAGINOLOGIA E EXAMES COMPLEMENTARES EM NEOPEDIATRIA – 35h
  • Ementa: Capacitar do fisioterapeuta para identificação das principais afecções cardiopulmonares e seus respectivos tratamentos na solução dos problemas do recém nascido e da criança grave internados em unidades de terapia intensiva. Apresentar os exames laboratoriais mais frequentes realizados no ambiente da terapia intensiva. Discutir sobre a interpretação dos exames laboratoriais e de imagem. Correlacionar os resultados de exames laboratoriais e de imagem com a condição clínica do paciente em UTI e suas possíveis interferências (positivas e negativas) com a atuação do fisioterapeuta.
OXIGENOTERAPIA E VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA – 35h
  • Ementa: Visa  verificar as indicações e aplicabilidade do suporte de oxigênio e seus efeitos adversos bem como sua administração. Além disso, o módulo irá abordar a ventilação mecânica não invasiva  e sua indicação/aplicabilidade nas diferentes situações clínicas ou como ferramenta da conduta fisioterápica. Neste, será verificado as interfaces, formas de adaptação e os critérios de sucesso ou interrupção do suporte assim como a forma de aplicar versus benefício e tolerância do paciente.
CARACTERISTICAS TÉCNICAS DO VENTILADOR MECÂNICO E VENTILAÇÃO MECÂNICA CONVENCIONAL E AVANÇADOS – 35h
  • Ementa: Este módulo irá abordar as características técnicas do ventilador mecânico como máquina, os princípios da ventilação mecânica (ciclagem, disparo, controle e limites), os módulos ventilatórios básicos e avançados. Serão abordados os parâmetros e sua titulação, monitorização gráfica e manutenção da estratégia.
VENTILAÇÃO MECÂNICA APLICADA A NEOPEDIATRIA E DESMAME VENTILATÓRIO – 35h
  • Ementa: Este módulo irá abordar a aplicabilidade dos módulos ventilatórios avançados e básicos nas principais apresentações clínicas da terapia intensiva como também no desmame. Além disso, também será abordado a indicação e aplicação dos consensos atuais de ventilação mecânica e suas estratégias. Serão estudadas as principais estratégias relacionadas a ventilação mecânica como óxido nítrico, Héliox, ECMO, ventilação de Alta frequência e NAVA.
AVALIAÇÃO NEUROLÓGICA, DESENVOLVIMENTO MOTOR E NEUROINTENSIVISMO – 35h
  • Ementa: Visa possibilitar a compreensão do desenvolvimento sensório-motor normal e alterado para avaliação neurológica no ambiente hospitalar e também preconizando a sua alta. O módulo irá capacitar a identificar, quantificar e qualificar o distúrbio cinético-funcional de órgãos e sistemas, sensíveis à abordagem fisioterapêutica, direta ou sinergicamente – Avaliação do tônus, força muscular, deformidades, amplitude articular e avaliação sensorial.
FISIOTERAPIA APLICADA A CARDIOLOGIA NEOPEDIÁTRICA – 35h
  • Ementa: Visa abordar as principais patologias clínicas e cirúrgicas (cardiopatias congênitas) e tratamento clínico e cirúrgico, Pré, peri e pós operatório de cirurgias cardíacas em crianças e neonatos. Além disso, também será abordado correlação da apresentação clínica e a avaliação fisioterapêutica com suas possíveis interferências (positivas e negativas) com a atuação do fisioterapeuta. Será abordado as complicações pulmonares envolvidas como hipertensão pulmonar. 
FISIOTERAPIA APLICADA  ORTOPÉDICA NEOPEDIÁTRICA/ÓRTESES, NA CRIANÇA ONCOLÓGICA E QUEIMADA – 35h
  • Ementa: Estuda e analisa as disfunções motoras causadas pelas patologias mais frequentes do sistema músculo esquelético e/ou do imobilismo na terapia intensiva e os aspectos da intervenção fisioterapêutica,Irá abordar as principais enfermidades oncológicas/imunodeficiências e suas apresentações clínicas e interfaces de tratamento e intervenção  fisioterapêutica,Será verificado os aspectos da pele e suas alterações em detrimento da queimadura bem como sua avaliação, complicações respiratórias e e interfaces de tratamento e intervenção  fisioterapêutica.
FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E MOTORA NA UTI NEOPEDIÁTRICA – 35h
  • Ementa: Será abordado todas as técnicas respiratórias e seus mecanismos fisiológicos, indicações, contraindicações e sua aplicabilidade. Além disso também será visto os dispositivos disponíveis para compor o arsenal fisioterapêutico na sua conduta. Além disso, a fisioterapia motora será abordada desde as técnicas manuais até o uso de dispositivos para estimular o desenvolvimento neuromotor.
TÓPICOS ESPECIAIS:  SAÚDE PÚBLICA EM NEOPEDIATRIA, MÉTODO CANGURU. GESTÃO E ROTINAS DE FISIOTERAPIA NA UTI NEOPEDIÁTRICA – 35h
  • Ementa: Este módulo tem como objetivo abordar tópicos especiais e atualidades na terapia intensiva neopediátrica tais como:Humanização e o Método Canguru visando a diminuição do estresse e suas repercussões negativas no desenvolvimento da criança,Saúde pública e o impacto das comorbidades da prematuridade e das crianças com microcefalias e asfíxicos,Gestão e rotinas de fisioterapia na UTI neopediátrica visando confecção de indicadores de qualidade.
METODOLOGIA DA PESQUISA – 35h
  • Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.
CUIDADOS PALEATIVOS EM NEOPEDIATRIA 
  • Ementa: Funcionalidade, Planejamento Terapêutico e Desospitalização.
TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO – 70h
  • Ementa: Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo

Corpo Docente

Beatriz Fagundes

Magda Valentim

Christine Tobias

Cirlene

Vera Abelenda

Coordenação

Danielle Fortuna, Fisioterapeuta, Mestre em ensino em ciências da saúde pela UNIPLI/Anhanguera. Especialista em Fisioterapia Neonatal e pediátrica pelo IFF/FIOCRUZ.

Dúvidas Frequentes

As avaliações são divididas em 02 (dois) grupos. As atividades online, feitas na plataforma, valendo 4,0 (quatro) pontos e a avaliação presencial, valendo 6,0 (seis) pontos, totalizando 10,0 (dez) pontos por disciplina. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7,0 (sete) pontos por disciplina. As avaliações presenciais podem ocorrer em 02 (dois) momentos (datas diferentes) do curso ou em 01 (um) momento (única data), fica a sua escolha, ou seja, 02 (duas) avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina específica e a segunda na conclusão da última disciplina específica) ou (a primeira e a segunda na conclusão da última disciplina específica). Ambas deverão ser agendadas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você.

A cada aula será disponibilizado material completo abordando o que há de mais atual em cada disciplina.

– Bahia – Salvador
– Minas Gerais – Belo Horizonte / Juiz de Fora
– Paraná – Curitiba
– Pernambuco – Recife
– Rio de Janeiro – Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro / Queimados
– Rio Grande do Sul – Porto Alegre
– São Paulo – São Paulo

Inclui

  • 46 horas de vídeo sob demanda
  • 16 artigos
  • 39 Recursos Suplementares
  • Acesso vitalício completo
  • Língua inglesa
  • Certificado de conclusão

Tem um cupom?