Pós-graduação Fisioterapia em Oncologia

poseadoncologia

Apresentação

O câncer constitui-se em um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. As estratégias de controle do câncer envolvem todas as categorias profissionais, sendo o fisioterapeuta também responsável pelas ações de promoção a saúde, prevenção e detecção precoce do câncer, atuando ainda em todas as etapas do tratamento oncológico e nos cuidados paliativos.

O fisioterapeuta com especialização acadêmica na área de oncologia precisa de um amplo conhecimento da atuação da fisioterapia nas alterações resultantes do câncer, do seu tratamento e de sua evolução, colaborando dessa forma para a prevenção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação desses pacientes.
Portanto, a inserção do fisioterapeuta em todas as ações de controle do câncer é fundamental na redução da incidência, morbidade e mortalidade causada de forma direta ou indireta pelo câncer e/ou sua evolução.

Assim, a fisioterapia em oncologia é uma área bastante promissora e em grande desenvolvimento no Brasil. O mercado de trabalho, tanto público como privado, encontra-se ávido por profissionais especializados e preparados para atuar nas diferentes situações que abrangem o paciente oncológico, minimizando o impacto dessa doença na saúde da população.

Objetivos

Discutir e preparar o fisioterapeuta para atuar na atenção ao paciente oncológico, em todos os níveis de atenção (primária, secundária e terciária) e nas diferentes modalidades de atendimento, visando capacitar o profissional com base nas evidências científicas atuais e nos preceitos éticos e do sistema de saúde vigente.

Módulo Prático Opcional

O curso oferece módulo prático (opcional) nos temas a seguir:

– Fisioterapia no câncer de mama
– Fisioterapia no linfedema secundário ao câncer
– Fisioterapia no câncer ginecológico
– Fisioterapia nos tumores urológicos e proctológicos
– Fisioterapia no câncer de cabeça e pescoço

Os módulos práticos tem datas e locais previamente estabelecidos. O aluno interessado deverá solicitar a secretaria do curso as informações. Cada módulo tem 20 horas e o aluno poderá fazer os que tiver interesse e ao final receberá certificado do(s) módulo(s) práticos realizados. Cada módulo opcinal terá um valor R$ 350,00

Encontro online ao final de cada módulo teórico

11 módulos específicos
Ao final de Cada módulo terá um encontro digital ( ao vivo) com professor da disciplina e os alunos, via Plataforma (Google Meet)

Datas de Início

20/07/2020 | 31/08/2020 | 19/10/2020 | 30/11/2020 (turmas confirmadas) – A partir da entrega da documentação e pagamento, o acesso será liberado em até 72 horas após o início do curso.

Público-alvo

Portadores de Diplomas de Graduação em Fisioterapia.

Campus Virtual

Carga Horária

490 h

Investimento

Matrícula: R$ 120,00
Mensalidades: 18 x R$ 435,00

Dia e Horário

A distância – Ingresso contínuo

DADOS PESSOAIS

ENDEREÇO

DADOS DA GRADUAÇÃO

Conteúdo Programático

ASPECTOS BASICOS E MULTIDISCIPLINARES EM ONCOLOGIA
  • Ementa: Princípios de carcinogênese e evolução tumoral, Epidemiologia, níveis de prevenção, políticas públicas de saúde e fisioterapia, Aspectos psicológicos e relação interpessoal em oncologia, Aspectos nutricionais em oncologia, Emergências em oncologia.
FISIOTERAPIA NO CÂNCER DA MAMA
  • Ementa: Epidemiologia e níveis de prevenção, Fisioterapia no tratamento sistêmico, Fisioterapia no pré e pós-operatório, Fisioterapia nas principais complicações cirúrgicas, Fisioterapia no linfedema de membro superior.
FISIOTERAPIA NO CÂNCER DO TRATO GASTROINTESTINAL E TORAX
  • Ementa: Aspectos epidemiológicos e fatores de risco dos tipos de câncer no trato gastrointestinal e torácicos mais incidentes; Revisão anatomofisiológica; Apresentação dos principais tratamentos oncológico e cirúrgico; Reações adversas no tratamento oncológico; Complicações inerentes às intervenções cirúrgicas; Atuação do Fisioterapeuta no pré e pós-operatório na cirurgia abdominal alta e baixa (paciente crítico, hospitalar e ambulatorial); Abordagem educacional nos níveis de prevenção (primário, secundário e terciário).
FISIOTERAPIA NOS TUMORES ÓSSEOS E DO SISTEMA CONECTIVO
  • Ementa: Epidemiologia, apresentação clínica e tratamento dos tumores mais frequentes do tecido ósseo e conectivo: sarcomas ósseos e de partes moles; carcinomas e melanomas cutâneos; metástases ósseas. Estratégias e recursos de fisioterapia relacionados às cirurgias conservadoras, amputações, radioterapia e/ou quimioterapia.
FISIOTERAPIA EM ONCO-HEMATOLOGIA E NO TRANSPLANTE DE CÉLULAS TRONCO-HEMATOPOÉTICAS
  • Ementa: Incidência, fatores de risco, diagnóstico, estadiamento e tratamento das doenças onco-hematológicas; critérios clínicos e prognósticos indicativos para o transplante de células tronco hematopoiéticas (TCTH); atuação do fisioterapeuta nas diferentes fases e modalidades de TCTH; atuação do fisioterapeuta na doença do enxerto contra o hospedeiro aguda e crônica .
FISIOTERAPIA NOS TUMORES UROGINECOLÓGICOS E PROCTOLÓGICOS
  • Ementa: Epidemiologia dos tumores urológicos e proctológicos; tratamento sistêmico e loco-regional dos tumores urológicos e proctológicos; complicações do tratamento oncológico; abordagem fisioterapêutica do paciente com câncer urológicos e proctológicos nas diversas fases do tratamento e no seguimento.
FISIOTERAPIA NOS TUMORES PEDIÁTRICOS
  • Ementa: Incidência de câncer na população infanto-juvenil; principais diferenças do câncer infanto-juvenil em comparação com a população adulta; particularidades do tratamento oncológico na infância; avaliação fisioterapêutica do paciente oncológico pediátrico; prevenção e tratamento fisioterapêutico das complicações relacionadas ao câncer na infância e adolescência; prescrição de órteses e próteses em pacientes oncológicos infanto-juvenis; fisioterapia nos efeitos tardios e sequelas e longo prazo na população pediátrica submetida a tratamento oncológico; atuação do fisioterapeuta no cuidado paliativo em pediatria.
FISIOTERAPIA NO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
  • Ementa: Epidemiologia, fatores de risco, quadro clínico e tratamento oncológico dos tumores de cabeça e pescoço. Atuação fisioterapêutica: avaliação e tratamento das principais complicações do tratamento clínico e cirúrgico do câncer de cabeça e pescoço.
FISIOTERAPIA EM CTI E UNIDADE PÓS-OPERATÓRIA EM ONCOLOGIA
  • Ementa: O perfil do paciente crítico oncológico; Critérios para admissão do paciente oncológico na UTI; Definição dos objetivos terapêuticos ou paliativos na UTI; Mortalidade de pacientes críticos oncológicos x não oncológicos; Admissões cirúrgicas e clínicas na UTI oncológica: características e prognóstico; Imunossupressão provocada pelo câncer; Insuficiência respiratória e sepse no paciente com câncer; Complicações pulmonares frequentes em pacientes oncológicos; Estratégias de ventilação mecânica aplicadas ao paciente com tumores sólidos e neoplasias hematológicas: ventilação mecânica invasiva (VMI) versus não invasiva (VNI); resultados clínicos, protocolos frequentemente utilizados; preditores de falha na aplicação de VNI; Efeitos da imobilidade em pacientes oncológicos e não oncológicos na UTI; Métodos para avaliação musculoesquelética e de funcionalidade na UTI; Critérios de segurança para a mobilização do paciente crítico; Protocolos para mobilização do paciente crítico.
FISIOTERAPIA NOS TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
  • Ementa: Aspectos gerais dos tumores primários e metastáticos que acometem o sistema nervoso central; sinais e sintomas prioritários apresentados por pacientes com diagnóstico neuro-oncológico; formas de tratamento clínico e cirúrgico propostos; tratamento fisioterapêutico considerando os efeitos da doença e do tratamento específico.
FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA: “TÓPICOS ESPECIAIS”
  • Ementa: Eletrotermofototerapia em Oncologia, Fisioterapia Dermato-Funcional em Oncologia, Fisioterapia Integrativa em Oncologia, Cuidados paliativos em oncologia, Fisioterapia em Oncologia Baseada em Evidências.

Corpo Docente

Ellen Morbeck

Karoline Camargo

Liliana Yu Tsai

Mirella Dias

Monica Quintão

Renata Marchon

Samantha Rizzi

Iris Christine Borges

Coordenação

Anke Bergmann, Fisioterapeuta, Doutora em Ciências da Saúde (ENSP/FIOCRUZ), Pesquisadora Associada do Instituto Nacional de Câncer.

Dúvidas Frequentes

As avaliações são divididas em 02 (dois) grupos. As atividades online, feitas na plataforma, valendo 4,0 (quatro) pontos e a avaliação presencial, valendo 6,0 (seis) pontos, totalizando 10,0 (dez) pontos por disciplina. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7,0 (sete) pontos por disciplina. As avaliações presenciais podem ocorrer em 02 (dois) momentos (datas diferentes) do curso ou em 01 (um) momento (única data), fica a sua escolha, ou seja, 02 (duas) avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina específica e a segunda na conclusão da última disciplina específica) ou (a primeira e a segunda na conclusão da última disciplina específica). Ambas deverão ser agendadas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você.

A cada aula será disponibilizado material completo abordando o que há de mais atual em cada disciplina.

– Bahia – Salvador
– Minas Gerais – Belo Horizonte / Juiz de Fora
– Paraná – Curitiba
– Pernambuco – Recife
– Rio de Janeiro – Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro / Queimados
– Rio Grande do Sul – Porto Alegre
– São Paulo – São Paulo

Inclui

• 46 horas de vídeo sob demanda
  • 16 artigos
  • 39 Recursos Suplementares
  • Acesso vitalício completo
  • Língua inglesa
  • Certificado de conclusão

Tem um cupom?

Enviar
Olá ! Seja Bem-vindo(a). Se tiver alguma dúvida, me procure. Estou a disposição para te ajudar na escolha do curso.